RIO DE JANEIRO (Reuters) – Um blecaute ocorrido na véspera no Amapá foi devido a uma oscilação de potência na geração e não nas instalações da Linhas do Macapá Transmissora de Energia (LMTE), que permaneceram 100% disponíveis, afirmou a companhia em nota nesta quinta-feira.

O apagão durou pouco menos de duas horas, com o desligamento automático de todos os equipamentos da área Amapá, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em nota na quarta-feira.

O ONS disse ainda na véspera que houve pronta atuação para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível e que iria avaliar as causas da ocorrência.

A Eletronorte, da Eletrobras, disse em comunicado visto pela Reuters que não foi responsável pelo desligamento da carga ocorrida no Amapá.

O apagão vem em um momento em que o governo vem trabalhando em várias frentes para evitar o desabastecimento de energia, em meio a uma grave crise hídrica nas hidrelétricas, principal matriz geradora do país.

O Amapá vem ainda de um grande apagão em novembro passado, devido a um incêndio na subestação Macapá, que danificou transformadores e afetou 90% do fornecimento de energia e levou quase um mês para a normalização total.

(Por Marta Nogueira)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5G1EU-BASEIMAGE