Um apagão nacional deixou 25 estados e o Distrito Federal sem luz na manhã desta terça-feira, 15. A queda de energia afetou diversas cidades e prejudicou o funcionamento dos serviços públicos. Apenas o estado de Roraima não foi afetado pela falha na distribuição de energia.

O que aconteceu:

  • Há relatos de que houve falta de energia no Distrito Federal e em cidade dos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins;
  • O ONS (Operador Nacional do Sistema) informou que houve uma ocorrência na manhã que interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também a região Sudeste;
  • O Ministério de Minas e Energia informou, por meio de nota, que houve uma ocorrência na rede de operação do SIN (Sistema Interligado Nacional) interrompeu 16 mil MW de carga nos estados do Norte e Nordeste, afetando a região Sudeste.
  • O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para apurar as causas do ocorrido e acompanhar a retomada de energia;
  • “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, acrescentou a pasta.
  • Em nota, a ONS informou que até às 10h45, já foram recompostos 13.500 mil MW de carga e que a recomposição foi concluída nas regiões Sul e Sudeste.
  • “O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. Às 10h45 estão recompostos 30% da carga da região Norte e 73% da região Nordeste”, diz a nota.