A rede elétrica de Cuba caiu depois de uma falha em uma das maiores usinas de energia da ilha e deixou todo o país no escuro. A situação foi relatada pelo ministro de Energia cubano em pronunciamento nesta sexta-feira, 18.
+Apagão em SP já causa prejuízo de R$ 1,65 bi para varejo e serviços, diz FecomercioSP
O governo cubano fechou escolas e indústrias não essenciais e determinou que funcionários públicos ficassem em casa casa, em um esforço final para manter a eletricidade funcionando nas moradias.
Mas pouco antes das 12h locais (13h de Brasília), a usina Antonio Guiteras, principal do país, parou de funcionar e provocou uma falha total na rede, que deixou aproximadamente 10 milhões de pessoas sem eletricidade.
“Não haverá descanso antes que (a eletricidade) volte”, afirmou o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, na rede social X.
A crise já fez autoridades cancelarem serviços governamentais não vitais. Escolas de todos os níveis, incluindo universidades, foram fechadas até domingo, 20. Atividades culturais e recreacionais, como boates, também foram obrigadas a fechar as portas temporariamente.
O governo anunciou que apenas funcionários essenciais de indústrias estatais em setores como alimentação e saúde devem trabalhar nesta sexta-feira. Autoridades do setor elétrico disseram não saber em quanto tempo o serviço será reestabelecido.