Uma falha na atualização de um software da empresa de segurança CrowdStrike provocou diversos problemas ao redor do mundo, afetando principalmente os sistemas dos principais aeroportos do planeta. Ao site IstoÉ, a brasileira Bruna Emediato, que estava no Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, na Holanda, informou que o seu voo para São Paulo teve atraso de duas horas e meia.

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“A maioria das viagens dentro da Europa foram canceladas, os voos internacionais continuam com bastante atraso”, completou.

Apagão cibernético global
Painéis sobre os voos no Aeroporto Schiphol (Crédito:Imagem concedida )

Ela destacou que no Aeroporto Schiphol o maior problema foi no momento do check-in, “pois ninguém conseguia imprimir passagem. Os funcionários das companhias aéreas só conseguiam fornecer alguma informação quando a aeronave chegava”. Após o período de atraso, Bruna relatou que os brasileiros presentes no local comemoraram, gritaram e bateram palma quando a aeronave chegou e eles conseguiram embarcar para o Brasil. Ela entrou no avião da KLM para passar as férias em São Paulo.

A pane nos sistemas de TI da CrowdStrike afetou computadores que operam pelo sistema da Microsoft Windows e afetou atividades nos Estados Unidos, na Europa, na Índia e outras diversas regiões do mundo.

Ao portal, a Inframerica informou que cinco voos da Azul partiram do Aeroporto de Brasília com atraso superior a 15 minutos. Já no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, dois voos atrasaram a decolagem e outros dois voos chegaram com atraso. No Aeroporto de Goiânia (GO), dois voos partiram com atrasos. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, comunicou que não houve impacto nas operações.

A companhia aérea Azul disse, por meio de nota, que houve uma intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas e, por conta disso, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. “A recomendação é que os clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”.

A Gol comunicou que, até o momento, não houve impacto nas operações. Já o Grupo Latam informou que não havia registrado impactos diante da queda massiva de sistemas globais, porém recomenda aos passageiros que verifiquem o status dos voos pelo site.

A FAB (Força Aérea Brasileira) , por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou que não foi afetada pelo apagão cibernético, que atingiu alguns países. A FAB destacou, ainda, que o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, incluindo todos os equipamentos e softwares utilizados pelo DECEA, permaneceu operando normalmente durante o período. Dessa forma, não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações.

Direitos de quem teve voos atrasados no Brasil

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) destacou que monitora a situação e mantém contato com as operadoras aéreas para minimizar eventuais impactos. O órgão ainda destacou que, no caso de atrasos acima de 30 minutos ou cancelamento, as companhias devem seguir esses procedimentos:

  • Manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
  • Informar imediatamente a ocorrência do atraso, do cancelamento e da interrupção do serviço;
  • Oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material (internet acima de uma hora; voucher, refeição e lanche acima de duas horas; e transporte de ida e volta e hospedagem acima de quatro horas);
  • Oferecer reacomodação e reembolso integral, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento.