Aos 88 anos, morre Monarco, presidente de honra da Portela

SÃO PAULO, 12 DEZ (ANSA) – Morreu na noite deste sábado (11), aos 88 anos, no Rio de Janeiro, o presidente de honra da Portela, Monarco, informou a família do sambista. O carioca é considerado um dos maiores “símbolos do samba” do Brasil, com uma longa história ligada ao carnaval.   

Segundo os familiares, Monarco estava internado desde novembro e passou por uma cirurgia no intestino no mês passado. Mas, a causa da morte não foi informada oficialmente.   

O velório ocorre neste domingo (12) na quadra da Portela e o enterro será no Cemitério de Inhaúma, às 16h.   

Entrando na ala dos compositores da Portela, uma das escolas de samba mais tradicionais do Brasil, com apenas 17 anos, o mestre Monarco tornou-se um dos maiores na história. Desde a década de 1950, produziu diversas obras que se tornaram símbolos do samba no país.   

Ele era o integrante mais antigo da Velha Guarda da escola. Em nota oficial, a Portela lamentou a morte de um de seus mais importantes membros.   

“É com tristeza profunda que a Portela informa a morte de nosso Presidente de Honra, Monarco, aos 88 anos. O Mestre estava internado desde o mês de novembro no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde se internou para fazer uma cirurgia no intestino. Infelizmente, não resistiu a complicações. Ele deixa esposa, filho, netos e uma legião de fãs e admiradores”, disse a entidade. (ANSA).