SÃO PAULO, 16 NOV (ANSA) – A ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, uma das principais referências da modalidade no país, morreu nesta quarta-feira (16), aos 62 anos de idade.   

A ex-atleta faleceu apenas dois dias após ser incluída no grupo técnico de esporte no gabinete de transição de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vai assumir o cargo em janeiro.   

“Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.   

Ela foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo”, escreveu Lula em suas redes sociais.   

Conhecida como Isabel do Vôlei, ela estava internada no hospital Sírio-Libanês em São Paulo, mas a causa da morte não foi revelada.   

Ao longo da carreira, Isabel disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) e ainda jogou por um período no vôlei de praia. Ela foi a primeira jogadora de vôlei brasileira a atuar em uma liga estrangeira, que foi na Itália, nos anos 1980.   

(ANSA).