
Rodrygo, 17 anos de idade, estava olhando para o monitor no alto da parede da sala de entrada do centro de negócios que o Santos abriu na Avenida Pacaembu, em São Paulo. Ele viu alguns lances da partida entre Portugal e Espanha, pela Copa do Mundo. O jogo estava ainda no início e os portugueses venciam por 1 a 0. A pergunta da Coluna do Boleiro foi esta: “Olhando jogos como este envolvendo times europeus, você acha que aguenta o tranco, fisicamente falando?” . Sem tirar os olhos da tevê, ele respondeu: “Claro, aguento sim”.
Em seguida, o novo jogador contratado pelo Real Madrid por 54 milhões de euros, deixou o local ao lado do pai, o ex-lateral Eric Goes, do empresário Nick Arcuri e do gestor de atletas Fabiano Gudjenian. Antes, pai, filho, representante e o presidente do Santos, José Carlos Peres, falaram por cerca de 50 minutos em uma entrevista coletiva.
Ali ficou demonstrada a preocupação de todas as partes em garantir que o Santos vendeu Rodrygo pelo preço que queria (40 milhões de euros), que a família do atacante fez questão de só aceitar a transferência que atendesse aos anseios do alvinegro e que Rodrygo atraiu o interesse de vários outros clubes da Europa (PSG, Liverpool e outros).
O atleta garantiu que vai “dar o máximo” em campo até 26 de junho de 2019 quando deixará o Santos para atuar pelo Real. O pai dele, Eric, disse que o filho quer muito ser campeão com a camisa do Peixe. “Minha cabeça está aqui”, afirmou Rodrygo.
Como o atleta é menor de idade, ele não poderia se transferir para o Real mesmo que o clube espanhol estivesse disposto a pagar uma multa contratual. Até porque, ela é proibida por lei.
Entre a conferência de imprensa e a saída de Rodrygo, alguns detalhes da vida do menino apareceram em conversas rápidas.
- Rodrygo tem ipslon no nome porque a mãe Denise quis assim. Acha mais bonito. Tanto que a irmã do jogador chama-se Ana Julya
- Com 10 anos de idade, Rodrygo jogava na base do São Paulo. Mas o Tricolor não disputava campeonatos desta faixa de idade. Por isso, o menino foi levado pelo pai Eric, lateral que se aposentou aos 32 anos, para o Santos.
- Aos 11 anos, o jovem talento passou a ser representado por Nick Arcuri. Quem fez a ponte foi de Fabiano Gudjenian, gestor de atletas que já trabalhava com o empresário e conhecia Rodrygo “quando ele ainda estava na barriga da mãe”. Fabiano e Eric Goes, pai da nova jóia do Real Madrid, eram amigos de bairro na cidade de Osasco.
- Eric levou o filho ao Santos. Durante quase quatro anos, ele jogou longe da Baixada atuando no Ceará, Alagoas, Santa Catarina e Mato Grosso. Neste período Fabiano cuidou do garoto na Vila Belmiro. No ano passado, o pai decidiu encerrar a carreira para cuidar do filho que passou para o time profissional em novembro.
- Desde que chegou ao Peixe, Rodrygo é patrocinado da empresa de material esportivo Nike.Há três meses ganhou outro “sponsor”: Semp TCL no Brasil. Desde 2014, a Un1que Football, empresa do agente Nick Arcuri, forneceu ao Real Madrid e outras equipes europeias, material em vídeo de Rodrygo atuando desde quando tinha 13 anos.
- Rodrygo já tem três títulos pelo Santos, todos quando era garoto: Campeonato Paulista Sub-11 (2011), Campeonato Paulista sub-13 (2014) e a Copa Zico (2016). Foi artilheiro dos dois primeiros torneios. Foi eleito o melhor jogador da Copa Nike de 2015 e da Copa Zico em 2016. Foi escolhido como Revelação do Campeonato Paulista de 2018. Tem duas passagens pela seleção brasileira em 2017.
- Ele já atuou em 31 partidas pelos Santos. Começou 21 como titular. Marcou nove gols e deu duas assistências. No atual Campeonato Brasileiro, ele foi titular em 10 jogos, marcando cinco gols. É o artilheiro do time na competição.