TÓQUIO, 20 JAN (ANSA) – Com 113 anos de idade, Massako Nonaka, o japonês considerado o homem mais velho do mundo com vida, faleceu neste domingo (20), informou a imprensa local. De acordo com relatos de familiares, Nonaka morreu enquanto dormia em sua residência na cidade de Ashoro, na ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão. O japonês nasceu no dia 25 de julho de 1905, data que coincide com a descoberta da teoria da relatividade pelo gênio Albert Einstein. Ele recebeu o recorde do Guinness no dia 10 de abril de 2018. A família do ancião afirmou que, apesar de usar uma cadeira de rodas para se locomover, Nonaka realizava a maioria de suas atividades de forma independente. “Estamos chocados com a perda de uma figura tão importante.   

Ontem, ele estava como sempre, e faleceu com dignidade e sem causar nenhum problema”, afirmou sua neta Yuko aos jornais locais. O Japão é um dos países com maior índice de longevidade do mundo. O registro do homem mais velho pertence a outro japonês, que morreu aos 116 anos e 54 dias em junho de 2013.   

De acordo com o Guinness Book, a pessoa mais velha que já viveu até hoje foi uma francesa chamada Jeanne Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos e 164 dias. (ANSA)