Cultura

Ao mestre com carinho

O artista iraniano Alireza Moghaddam faz sucesso na internet com ilustrações que homenageiam as cores e a vida do pintor holandês Van Gogh

Ao mestre com carinho

Alireza Karimi Moghaddam é um artista iraniano que mora em Portugal e é obcecado por um pintor holandês. Não há mesmo nada mais universal que a arte.Moghaddam conheceu a obra de Van Gogh aos 19 anos, quando ainda morava no Irã. Juntou todo o dinheiro e comprou um livro de desenhos e cartas do artista. Nascia ali o desejo de estudar em uma universidade europeia.

O jovem passou a carregar o livro para todo lugar. Passava o dia folheando suas páginas. “Foi a obra mais valiosa que já tive e tornou-se meu manual para entrar no mundo da arte”, lembra o iraniano.

Moghaddam ingressou no Instagram há cinco anos para divulgar suas próprias ilustrações. De dois anos para cá, a paixão pelo trabalho de Van Gogh se incorporou ao seu portfólio. Com publicações no site “Fancy Van Gogh” (algo como “admirando Van Gogh”) e em suas redes sociais, o iraniano vem chamando atenção com imagens do pintor incorporadas a seus quadros, como um personagem dentro das cenas. “Os desenhos foram muito bem recebidos e estão surgindo convites para fazer camisetas e exposições”, comemora.

ILUSTRAÇÕES Imagens feitas por Alireza Moghaddam: Van Gogh retratado como personagem de seus próprios quadros

Cores e luzes

+ Menina engasga ao comer máscara dentro de nugget do McDonald’s

Apesar de a arte ser valorizada no Irã, Moghaddan decidiu se mudar para Lisboa, onde cursa a Universidade de Design Gráfico. Na Europa, ao visitar os museus D’Orsay, em Paris, e Van Gogh, em Amsterdã, teve acesso pessoalmente pela primeira vez às telas de seu mestre. “Confesso que não me senti estranho. Vivo com essas imagens há tantos anos que conheço quase todos os seus detalhes. Essas obras hoje são parte de quem eu sou. Ainda me emocionam tanto quanto no primeiro dia em que as vi. Descubro coisas novas todos os dias.”

Moghaddam acredita que devamos analisar a carreira de Van Gogh sob dois ângulos: sua arte e sua vida. “Na arte, foi um gênio do pós-impressionismo e no uso de cores, luzes, temas. Mas me interesso também por sua vida. Dizem que tinha problemas mentais, mas quando lemos sobre sua trajetória, descobrimos que era um homem gentil, amoroso
e trabalhador”, afirma. “Começou a pintar nos últimos anos de sua vida, um gênio que sofreu e não recebeu atenção. Mas ele seguiu em frente, sempre pintando.” Assim como seu mestre, Moghaddam também segue em frente, sempre pintando.

Um sonho feito de pinturas e amor

O amor a Van Gogh também deu origem a dois belos filmes recentes já disponíveis nas plataformais digitais. “Com amor, Van Gogh” (foto à dir.) foi o primeiro longa-metragem de animação da história feito totalmente com pinturas.Dirigido pelo britânico Hugh Welchman e a polonesa Dorota Kobiela, a produção contou com 125 artistas que pintaram, individualmente, os 65 mil quadros que compõem o filme – todos inspirados em obras reais e no traço característico do mestre holandês. A animação foi indicada ao Oscar, em 2018, e hoje pode ser vista na Amazon Prime Video. Os bastidores e desafios enfrentados pela equipe para transformar o filme em realidade deram origem ao documentário “Com amor, Van Gogh – O Sonho Impossível”, dirigido por Miki Wecel. O filme está em cartaz na plataforma Looke.

 

Veja também

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Jack Daniel’s com maçã começa a ser vendido no Brasil

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Gésio Amadeu, o Chefe Chico de Chiquititas, morre após contrair Covid-19

+ Funcionário do Burger King é morto por causa de demora em pedido

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Bolsonaro veta indenização a profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

+ Nascidos em maio recebem a 4ª parcela do auxílio na quarta-feira (05)

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?