Ao menos 9.000 pessoas foram afetadas por fortes chuvas que provocaram o transbordamento de rios, inundaram casas e danificaram cultivos na zona do Caribe da Nicarágua no fim de semana, informou a presidência nesta segunda-feira.

A porta-voz da presidência, Rosario Murillo, disse aos meios oficiais que os habitantes responderam aos chamados para evacuar a região no momento oportuno e que “não temos desgraças para lamentar”.

Em nove municípios das regiões do Caribe Norte e Sul foram emitidos alertas pelo transbordamento de rios e pelos danos em 1.700 casas, duas escolas e um posto de saúde, assim como perdas não quantificadas em cultivos de grãos básicos e tubérculos, disse Murillo.

O governo entregou cobertores e alimentos e enviou brigadas médicas para atender os deslocados em 23 albergues temporários estabelecidos em igrejas e escolas, acrescentou a porta-voz.

A cheia dos rios interrompeu os transportes terrestres e fluviais para o Caribe, mas o nível das águas começou a diminuir nesta segunda-feira, segundo relatos das autoridades.

Os prognósticos meteorológicos indicam, no entanto, que as chuvas continuarão devido à chegada da onda tropical número 12 ao país.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias