Uma vala comum com “pelo menos 65 corpos de pessoas migrantes” foi encontrada no sul da Líbia, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM) nesta sexta-feira (22).

Um porta-voz da agência da ONU explicou à AFP que a “vala comum” foi descoberta “pelas autoridades responsáveis pela segurança” do país, onde há um grande trânsito de exilados fugitivos de países africanos instáveis ou afetados por dificuldades econômicas e a mudança climática.

“As circunstâncias das suas mortes e nacionalidades são desconhecidas, mas acredita-se que possam ter perdido a vida enquanto eram traficados através do deserto”, indicou a OIM em um comunicado, que não especifica a quantidade de homens e mulheres.

A OIM “agradece às autoridades líbias por estarem investigando essas mortes e faz um apelo para que elas, juntamente com as agências associadas das Nações Unidas, garantam uma recuperação, identificação e transporte dignos dos restos dos migrantes falecidos, notificando adequadamente suas famílias e fornecendo assistência”.

“Cada relatório sobre o desaparecimento de um migrante ou uma morte implica que uma família consternada estará procurando respostas sobre seus entes queridos ou reconhecendo a tragédia da perda”, detalhou um porta-voz da OIM citado no comunicado.

Segundo a OIM, “esta última tragédia destaca a urgente necessidade de abordar os desafios da migração irregular, incluindo uma resposta coordenada ao tráfico de migrantes e à exploração de pessoas”.

“Sem vias regulares que ofereçam oportunidades para uma migração também regular, essas tragédias continuarão ocorrendo ao longo desta rota”, destacou.

A organização também pediu a todos os governos e autoridades ao longo da rota “para melhorarem a cooperação regular e garantir a proteção e segurança dos migrantes, independentemente de seu status social, em todas as etapas de suas viagens”.

De acordo com o projeto Migrantes Desaparecidos, pelo menos 3.129 mortes e desaparecimentos foram registrados em 2023 ao longo da Rota do Mediterrâneo – o percurso migratório mais fatal. O último incidente não está incluído nesse número.

nl/rjm/js/eg/mab/eg/ms/aa