Ao menos 2.000 pessoas se manifestam em apoio al Saaara Ocidental em Madri

Ao menos 2.000 pessoas se manifestam em apoio al Saaara Ocidental em Madri

Cerca de 2.000 pessoas se manifestaram, neste sábado, em Madri, capital da Espanha, em apoio ao Saara Ocidental e para pedir a autodeterminação dessa ex-colÕnia espanhola dias após do governo espanhol apoiar a posição marroquina para esse território.

“Sánchez, traidor”, “Os saaraui decidem, eles não são sua moeda de troca” ou “Liberdade para o Saara” são algumas das frases que podiam ser lidas nos cartazes dos manifestantes.

Na sexta-feira, 18 de março, o governo espanhol deu um giro radical ao abandonar sua postura de neutralidade e apoiar o Marrocos em relação ao disputado território do Saara Ocidental, pondo fim a uma crise diplomática entre os dois países.

“É a última traição perpetrada pelo governo espanhol”, lamentou Pablo Marín, de 63 anos, entre bandeiras saarauis e do partido da esquerda radical, Podemos, que faz parte da coalizão do governo.

O conflito do Saara Ocidental, considerado território autônomo pela ONU, opõe, há décadas, o Marrocos com a Frente Polisário, apoiada pela Argélia.