Ao menos 18 combatentes pró-iranianos morreram, nesta sexta-feira (2), em bombardeios americanos na Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), revisando para cima um balanço anterior de 13 mortos.

“Ao menos 18 combatentes pró-iranianos morreram” em bombardeios no leste da Síria, informou o OSDH, uma ONG com sede no Reino Unido.

O Comando Militar americano para o Oriente Médio (Centcom) confirmou que realizou “ataques aéreos no Iraque e na Síria” e assegurou que os alvos foram grupos pró-iranianos e membros da Força Quds, braço de operações no exterior da Guarda Revolucionária iraniana.

“Os ataques aéreos usaram mais de 125 munições de precisão”, informou o Centcom em um comunicado, especificando que entre os alvos havia centros de comando e de inteligência, assim como instalações de armazenamento de foguetes, mísseis e drones pertencentes a milícias e forças iranianas “que facilitaram ataques contra forças americanas e da coalizão”.

Um destes ataques contra forças dos EUA e da coalizão antijihadista mobilizadas no Iraque e na Síria deixou três soldados americanos mortos no domingo.

aya/pvh/hgs/dga/mvv/am