Ao menos 16 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas neste sábado (14) no sudoeste do Haiti devido à explosão de um caminhão-tanque que vazava combustível após um acidente, informou à AFP o responsável pela Proteção Civil da região de Nippes, Fidel Nicolas.

De acordo com testemunhas, a explosão ocorreu enquanto as vítimas tentavam coletar o combustível que estava vazando do caminhão-tanque depois do acidente.

Os feridos foram levados para o hospital Sainte Thérèse, na cidade portuária de Miragoâne, a cerca de 100 quilômetros de Porto Príncipe.

O primeiro-ministro interino, Garry Conille, convocou uma reunião de emergência devido à tragédia, disse à AFP o chefe nacional da Proteção Civil, Emmanuel Pierre.

O funcionário acrescentou que 19 pessoas com queimaduras graves serão transferidos na terça-feira para hospitais especializados de Porto Príncipe graças a um voo organizado pelo Ministério da Saúde Pública e a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Em 5 de setembro, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciou um novo envio de ajuda humanitária no valor de US$ 45 milhões para o Haiti. Também pediu a contribuição financeira de outros países.

str-seb/aem/val/dg/jb/yr/jb/yr/am