Ao menos 15 soldados do Níger mortos em combates perto de Burkina Faso

Pelo menos 15 soldados nigerinos morreram durante combates na região de Téra (sudoeste), perto de Burkina Faso, no dia anterior, anunciou o Ministério da Defesa do Níger nesta terça-feira (23).

“Na segunda-feira, 22 de julho, uma unidade das Forças de Defesa e Segurança (FDS) em operação confrontou grupos terroristas armados no eixo Bankilaré-Téra, perto da aldeia de Fonéko”, na região de Tillabéri (oeste), afirmou em uma declaração lida na televisão pública.

O comunicado anuncia um “balanço provisório de 15 militares mortos, três desaparecidos e 16 feridos, tratados no hospital Téra”.

Nos confrontos, 21 “terroristas” morreram e oito de suas motocicletas foram “destruídas”, continuou o ministério, que especificou que dois veículos do Exército nigerino foram destruídos.

A “rápida intervenção de reforços de Téra” obrigou o “inimigo a romper o contato e a recuar para norte”, explicou.

Este ataque ocorre quase um ano depois de um golpe de Estado que levou um regime militar à liderança do Níger em 26 de julho de 2023, uma tomada de poder justificada principalmente pela deterioração da situação de segurança no país.

bh/bam/pid/jg/mab/mb/aa