NOVA YORK, 28 DEZ (ANSA) – Lado a lado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que as negociações sobre o cessar-fogo no leste europeu “estão na última fase”, enquanto seu homólogo na Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou haver acordo em “90% dos pontos” da proposta de paz. O encontro entre eles ocorreu neste domingo (28) em Mar-a-Lago, na Flórida.
“Estamos nos últimos estágios da conversa”, disse Trump à imprensa em sua residência, ao receber o líder ucraniano na tarde de hoje.
Sem precisar um prazo, segundo o americano, a trégua deverá ocorrer em breve, pois “tanto a Ucrânia quanto a Rússia querem a paz”.
Já Zelensky frisou que as equipes de Kiev e Washington estão “em acordo em 90% dos 20 pontos da proposta de cessar-fogo” para a guerra iniciada em fevereiro de 2022 com a invasão das tropas russas em seu país.
Ao ser questionado sobre uma possível cessão territorial a Moscou, o chefe de Estado ucraniano respondeu que o assunto “será discutido com Trump”.
“Este homem trabalhou arduamente e é muito corajoso, assim como seu povo. O que eles enfrentaram como país é algo que uma nação raramente suportou”, falou o mandatário de Washington sobre seu colega ucraniano.
Pouco antes da reunião com Zelensky, o republicano telefonou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com quem teve uma “conversa muito produtiva”.
De acordo com o governo russo, eles voltarão a se falar ainda hoje, após o encerramento do encontro com Zelensky. (ANSA).