Esportes

Ao fazer valer cláusula, TNT Sports evita pagar multa milionária e deixa clubes livres para usar a Lei do Mandante

Emissora do grupo WarnerMedia afirmou nesta terça-feira que não vai exercer o direito contratual de exibir jogos do Brasileirão até 2024

Ao fazer valer cláusula, TNT Sports evita pagar multa milionária e deixa clubes livres para usar a Lei do Mandante

mas desistiu alegando que atual sistema é 'insustentável' (Foto: Divulgação/TNT Sports)


A WarnerMedia afirmou em nota oficial que deixa de transmitir jogos do Brasileirão a partir do próximo ano, fazendo valer uma cláusula que permite o rompimento do contrato que valia até 2024, sem pagamento de multa. Com isso, os clubes Palmeiras, Santos, Athletico-PR, Juventude, Bahia, Ceará e Fortaleza ficam sem contratos para TV fechada.

A empresa afirmou que o negócio não era viável financeiramente por causa da pulverização dos direitos de transmissões. Segundo o ‘Uol’, a decisão já havia sido tomada em 2020, mas só foi concretizada para a próxima temporada para evitar o pagamento de uma multa milionária para cada um dos clubes citados acima.

Com o rompimento, os clubes ficam livres para utilizar a Lei do Mandante, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Antes da nova regra, o direito de arena previa a distribuição de renda de comercialização entre mandantes e visitantes, e os contratantes deveriam entrar em acordo com as duas equipes antes do evento.

Agora, os clubes que detêm o mando de campo podem negociar com outras empresas, independentemente de acordos feitos pela equipe visitante. Anteriormente, isso não era possível. Esse novo modelo será o adotado em contratos assinados pelos clubes que ficam agora liberados após o rompimento promovido pela Turner.

A Lei do Mandante não altera contratos assinados antes da publicação, graças a ‘Emenda Globo’, que segurava o direito de contratos vigentes permanecerem válidos. A Globo possui os direitos do Brasileirão até 2024, assim como era o contrato da Turner com alguns clubes.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio