Anvisa suspende marcas de whey protein, creatina, chá verde e cúrcuma; veja lista

REUTERS/Ueslei Marcelino
Sede da Anvisa, em Brasília Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apreendeu e suspendeu a produção, comercialização, distribuição, propaganda e uso de diversos alimentos irregulares, por ser fabricados de maneira clandestina.

A ação, realizada na sexta-feira, 19, apreendeu os produtos Cúrcuma Cápsulas 500mg, Chá Verde (Extrato Seco de Camellia Sinensis) e Centella Asiática, produzidos pela Verde Flora Produtos Naturais Ltda.

De acordo com a agência, os suplementos eram anunciados e comercializados sem registro, notificação ou cadastro legal. No mês de agosto, uma operação conjunta da Anvisa com a Vigilância Sanitária já tinha interditado um galpão da empresa que servia para produzir os suplementos de forma clandestina.

Além disso, houve a proibição e suspensão dos lotes dos produtos Creatine Powder 100% Pure, Muscle Supp Suplementos, Whey Gourmet e Nitro Way 3W.

Os suplementos, de uma empresa clandestina, continham nos rótulos dados de companhias que não foram responsáveis pela fabricação do produto, configurando assim falsificação ou produção clandestina.

A mercadoria Feno Grego Prevent, fabricada pela Suplemais Indústria de Suplementos Nutricionais Ltda. – ME, e o DHT Blocker Fotisolution 5X, da Capsul Brasil Indústria e Comércio Ltda., também foram alvos da ação fiscal e devem ser recolhido por ordem da Anvisa.

O ingrediente “feno grego” não atende por completos aos requisitos que garantem a identificação, pureza e composição estabelecidas pela agência sanitária.

Já o suplemento DHT Blocker Fotisolution 5X – Spray e Líquido Sublingual está sendo fabricado, distribuído, divulgado e comercializado com ingredientes que não foram avaliados anteriormente. Por causa disso, o produto não oferece nenhuma garantia de segurança.