Saúde

Anvisa pede lista de passageiros de voo com brasileiro que voltou da Itália com coronavírus

Crédito: Centers for Disease Control and Prevention/AFP/Arquivos

Representação da estrutura química do novo coronavírus (Crédito: Centers for Disease Control and Prevention/AFP/Arquivos)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou nesta terça-feira (25) a companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro com resultado positivo para coronavírus. O avião veio da Itália para o Brasil na última sexta-feira (21).

De acordo com a Anvisa, o documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso confirmado nesta quarta-feira (26).

A agência também informou que aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença. A lista foi atualizada na segunda-feira (24) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi registrado na terça-feira (25). Trata-se, segundo o Ministério da Saúde, de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro.

Em nota, a Anvisa reforçou que “se você esteve nos países com casos confirmados e apresentar febre, tosse, dificuldade em respirar ou outros sintomas respiratórios, procure atendimento médico de imediato e informe ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior”.