Geral

Anvisa muda exigências para aprovação de vacina emergencial

Crédito: AFP/Arquivos

Frascos e seringas da vacina da BioNTech/Pfizer contra o coronavírus, na fábrica de vidros Schott, em Mainz, Alemanha, em 20 de novembro de 2020 (Crédito: AFP/Arquivos)


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta terça-feira (29) as diretrizes para a análise e aprovação do uso emergencial das vacinas contra a covid-19. Essas alterações acontecem um dia após o laboratório Pfizer dizer que não pediria ao órgão autorização para uso emergencial de sua vacina no Brasil. As informações são do G1.

+ Pfizer diz que não vai submeter vacina para aprovação de uso emergencial

Entre as alterações das diretrizes da Anvisa, está o fim da necessidade do laboratório informar um cronograma de disponibilização das doses do imunizante no país, bem como a quantidade disponível. Bastaria entregar apenas uma previsão do total.

A Anvisa também passa a sugerir o modelo do Reino Unido ou mesmo da própria empresa do formulário do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) a ser assinado pelo paciente da vacina em uso emergencial.

Em nota, a Anvisa diz que atualizou as diretrizes para “facilitar o entendimento do processo de envio de documentos, bem como tornar o procedimento mais ágil”, mas não mencionou nenhum laboratório no comunicado.

Nesta segunda (28), a Pfizer informou que teve uma reunião com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 14 de dezembro para esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão, mas que esbarrou em dificuldades do Guia de Submissão para Uso Emergencial, elaborado pela agência brasileira.

“Um exemplo é a solicitação de uma análise dos dados levantados exclusivamente na população brasileira, o que demanda tempo e avaliações estatísticas específicas. Outras agências regulatórias que possuem o processo de uso emergencial analisam os dados dos estudos em sua totalidade, sem pedir um recorte para avaliação de populações específicas. Entendemos que a submissão contínua é o processo mais célere neste momento”, diz o laboratório americano.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio