Antonio Filosa é nomeado como CEO do grupo Stellantis

TURIM, 28 MAI (ANSA) – Após quase seis meses de expectativa, o grupo automotivo Stellantis anunciou nesta quarta-feira (28) a nomeação do executivo italiano Antonio Filosa como seu novo CEO.   

A decisão foi tomada por unanimidade pelo conselho de administração da empresa, presidido por John Elkann, que acumula a função de CEO interinamente desde a saída do português Carlos Tavares, em dezembro de 2024.   

Segundo comunicado da Stellantis, a escolha de Filosa é fruto de um “aprofundado processo de pesquisa de candidatos internos e externos por parte de um comitê” liderado por Elkann e se deve à “comprovada experiência” do executivo em “mais de 25 anos de atividade no setor automotivo”, ao seu “inigualável conhecimento da empresa” e às suas “reconhecidas qualidades de liderança”.   

Atual responsável pela Stellantis nas Américas e pela área de qualidade, o italiano assumirá o cargo em 23 de junho, quando ele anunciará a nova equipe gestora do grupo. O executivo também foi presidente da Stellantis na América do Sul até 1º de novembro de 2023 e morou no Brasil, onde a empresa é líder absoluta de mercado.   

Além disso, Filosa foi CEO global da marca Jeep, que vem crescendo no mercado brasileiro ao longo da última década e ganhando espaço na Europa.   

“O profundo conhecimento que Antonio tem de nossa empresa, incluindo as pessoas, que ele considera nosso ponto forte, e do nosso setor permite que ele esteja perfeitamente preparado para o papel de CEO nessa nova e crucial fase de desenvolvimento da Stellantis”, disse Elkann.   

“Trabalhei em estreito contato com Antonio nos últimos seis meses, durante os quais as suas responsabilidades aumentaram, e sua liderança, que guiou tanto a América do Norte quanto a do Sul em um momento de desafio sem precedentes, confirmou suas excelentes qualidades”, acrescentou.   

Filosa, por sua vez, afirmou estar “honrado” com a nomeação e agradeceu pela confiança depositada pelo conselho de administração. “Temos as melhores e mais icônicas marcas da história do automóvel e uma tradição de inovação de mais de 100 anos. Essa história, unida ao nosso compromisso de fornecer aos clientes os produtos e serviços que eles amam, é a chave de nosso sucesso”, salientou o novo CEO, que entrou na Fiat em 1999.   

A nomeação também foi elogiada pelo governo italiano, que criticava a gestão de Tavares. “É uma ótima escolha que confirma a renovada centralidade do país na estratégia do grupo”, disse à ANSA o ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso.   

Nascido em Castellamare di Stabia, na província de Nápoles, em 26 de junho de 1973, Filosa é formado em engenharia no Politécnico de Milão, é casado e tem dois filhos. (ANSA).