O ator Antonio Fagundes, 75 anos, relembrou o momento em que descobriu ter desenvolvido diabetes tipo 2 e relatou os sintomas que o levaram a buscar ajuda médica especializada. O diagnóstico aconteceu há oito anos e, atualmente, ele se orgulha de manter a doença em nível controlado.
O artista revelou que a descoberta da doença de seu de maneira muito forte e que, na ocasião, chegou a reduzir em 10 kg o seu peso em apenas uma semana.
+Glow News – Além de Antonio Fagundes, outro famosos também detonaram remakes de novelas da Globo
+‘A internet é a nova TV’, diz Antonio Fagundes sobre sucesso nas redes sociais
“A descoberta foi violenta, há uns oito anos. Perdi 10 quilos em uma semana”, disse ele em entrevista para a capa de outubro da revista GQ Brasil.
Fagundes pontuou que antes daquele momento ele gostava de comer muita fruta e não dava atenção para os níveis de açúcar que esse tipo de alimento.
“Comia muitas frutas, que têm frutose, uma espécie de açúcar, e não sabia que era um problema em excesso”, lementou ele.
“Tudo com moderação, inclusive a moderação”, observou ele, citando o poeta e dramaturgo irlandês Oscar Wilde (1854-1900).
O ator garante que, atualmente, a doença está controlada. Ele destacou que segue as orientações médicas e faz a administração devida dos medicamentos.
“Estou melhor do que muita gente que não tem diabetes”, comemorou ele, acrescentando que a rotina de cuidados inclui exercício físico quatro vezes por semana, entre musculação e atividade aeróbica.
Segundo Ministério da Saúde, diabetes “é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.”
Ver essa foto no Instagram