Antiga residência de esposa de Nero amplia área de visitação

NÁPOLES, 6 FEV (ANSA) – A Villa de Poppea, suntuosa residência atribuída à segunda esposa do imperador Nero no sítio de Oplontis, em Torre Annunziata, sul da Itália, oferecerá uma experiência única aos visitantes.   

A partir de 12 de fevereiro, todas as quintas-feiras, entre 10h30 e 12h, grupos de até 10 pessoas com ingresso regular poderão acessar áreas do canteiro de ampliação das escavações, acompanhados por funcionários do parque arqueológico.   

A iniciativa permite observar in loco os trabalhos de escavação e restauração dos afrescos do “Salão da Máscara e do Pavão”, um dos ambientes mais refinados da antiga villa romana.   

Entre as descobertas recentes de maior destaque no sítio estão uma figura íntegra de uma pavoa, espelhando o exemplar masculino já conhecido na mesma parede, e fragmentos com a representação de uma máscara cênica associada à Comédia Atelana, forma de teatro popular da Roma Antiga.   

Além disso, a campanha identificou quatro novos cômodos, somando-se aos 99 já conhecidos, incluindo um ambiente com abside que provavelmente faz parte do setor termal.   

Paralelamente, avança o restauro das decorac?o?es de dois quartos de repouso na ala sudoeste da villa, com seus estuques, afrescos, abóbadas pintadas e mosaicos de extraordinária beleza, que atestam a alta capacidade técnica dos artistas da época.   

Torre Annunziata fica nos arredores de Nápoles, em uma área também conhecida pelos concorridos sítios arqueológicos de Pompeia e Herculano. (ANSA).