SÃO PAULO, 13 FEV (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, se reúnem nesta segunda-feira (13) em Washington, no primeiro encontro oficial entre os dois líderes de governo.   

Considerados opostos na gestão de seus países, os dois devem ter como debates principais o acordo comercial Nafta – entre EUA, Canadá e México – que Trump afirmou querer rever e a questão da entrada de imigrantes e refugiados.   

Se o “Anti-Trump” nunca se manifestou contrário à revisão do Nafta – mantendo o acordo -, a postura no segundo tema é completamente oposta.   

Enquanto o magnata ordenou a proibição da entrada de milhares de imigrantes de sete países de maioria muçulmana – Iêmen, Líbia, Síria, Iraque, Somália, Sudão e Irã – em ordem que foi suspensa pela justiça e proibiu o recebimento de refugiados por 120 dias, o canadense manteve e reforçou sua política de “portas abertas” para os estrangeiros.   

Até mesmo quando Trump baixou o decreto, o premier usou as redes sociais para postar uma mensagem de acolhimento. “Aos que fogem da perseguição, do terror e da guerra, saibam que o Canadá vos acolherá independentemente de vossa fé. A diversidade é a nossa força”, postou.   

Ontem (12), Trudeau afirmou que o encontro entre os dois líderes debateria “todo tipo de assunto, incluindo o crescimento econômico e oportunidades para a classe média” e ressaltou que seu país “será sempre fiel aos seus valores”. (ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias