Fabiana Justus tem usado as redes sociais para compartilhar seu dia a dia durante o tratamento de câncer. Em janeiro, a influenciadora de 37 anos foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda, um tipo agressivo de câncer no sangue.
+ Saiba o que é leucemia mieloide aguda, doença enfrentada por Fabiana Justus
+ Internada com câncer, Fabiana Justus desabafa: ‘Hoje mesmo chorei’
Levantando conscientização acerca de temas como doação de sangue e saúde mental, a filha de Roberto Justus não é a única a sofrer com a doença na família: no passado, o apresentador de 67 anos também foi diagnosticado.
Justus começou a ser tratado para a doença em novembro de 2022. Ele enfrentou um tumor na bexiga, que foi detectado precocemente. O tratamento, que consistiu em imunoterapia preventiva, durou até novembro de 2023.
“Hoje foi um dia muito especial! 1 ano depois fiz o meu último tratamento preventivo de imunoterapia. Agora resta acompanhar de perto por mais alguns anos para ter certeza que estarei 100% curado”, escreveu ele, à época, em seu Instagram. Relembre:
Leucemia mieloide aguda: o que é a doença de Fabiana Justus?
Trata-se de um tipo agudo de leucemia (câncer no sangue), que tem evolução rápida e agressiva. A doença se desenvolve a partir de células-tronco mielóides e ocasiona um aumento do risco de infecções agudas e queda das plaquetas que fazem a primeira etapa da coagulação, levando a sangramentos.
O tratamento é feito com protocolos muito intensos de quimioterapia e, por vezes, pode ser realizado por meio de transplante de medula óssea. Saiba tudo sobre a doença aqui.