Antes de discurso de Zelenskiy, Senado dos EUA confirma nova embaixadora na Rússia

Antes de discurso de Zelenskiy, Senado dos EUA confirma nova embaixadora na Rússia

Por Patricia Zengerle

WASHINGTON (Reuters) – O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira Lynne Tracy como a indicada do presidente Joe Biden para ser embaixadora na Rússia, horas antes de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, fazer um raro discurso de guerra em uma reunião conjunta do Congresso norte-americano.

Tracy, diplomata de carreira e atual embaixadora na Armênia, será a primeira mulher a servir como embaixadora norte-americana na Rússia. Não ficou claro quando ela assumirá o cargo, já que a Rússia também precisa concordar com a indicação. 

“Os Estados Unidos precisam de uma embaixadora para nos representar em Moscou”, disse o senador Bob Menendez, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, observando que era o 300º dia da guerra russa na Ucrânia.

Tracy foi confirmada com uma votação esmagadora de 93-2. Os dois votos negativos vieram dos senadores republicanos Rand Paul e Mike Lee.

Washington tem fornecido de maneira constante armas e assistência econômica ao governo de Zelenskiy enquanto a Ucrânia luta contra as tropas russas.

Biden anunciou a indicação de Tracy em setembro, semanas após a saída de John Sullivan, que havia sido nomeado pelo ex-presidente republicano Donald Trump e que era o embaixador quando a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro mergulhou as relações entre os dois países a níveis nunca vistos desde a Guerra Fria.

Tracy, que fala russo, serviu como vice-chefe da missão em Moscou de 2014 a 2017.

A Rússia questionou na semana passada a adequação de Tracy para o cargo, sugerindo que ela poderia se sentir mais em casa em um think tank de linha-dura. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que os comentários de Tracy na imprensa e no comitê de Relações Exteriores mostraram que ela via sanções mais rígidas contra Moscou como o caminho a seguir nas relações bilaterais. Ela disse que Tracy também notou a necessidade de contatos com a oposição e a sociedade civil.

Moscou tem um embaixador em Washington, Anatoly Antonov.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIBK0R0-BASEIMAGE