Antes da festa de abertura, curling abre disputa dos Jogos de Inverno na Itália

ROMA, 4 FEV (ANSA) – O programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, começou com as duplas mistas de curling, que tiveram início dois dias antes da cerimônia de abertura do megaevento.   

Diante de centenas de torcedores, quatro partidas foram disputadas no Estádio Olímpico de Cortina, marcando o primeiro evento das Olimpíadas de 2026, que oficialmente acontecem entre os dias 6 e 22 de fevereiro. A Itália, atual campeã olímpica nas duplas mistas da modalidade, inicia sua busca pelo ouro contra a Coreia do Sul nesta quinta-feira (5).   

Em meio ao entusiasmo com o início das disputas, um apagão no complexo esportivo impossibilitou por alguns minutos a realização das partidas. O problema foi resolvido rapidamente e o público presente celebrou a retomada dos jogos.   

A cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno será realizada na próxima sexta-feira (6), principalmente no lendário estádio de futebol San Siro, em Milão, com outros três locais sediando o tradicional desfile dos atletas, devido à abrangência das Olimpíadas deste ano.   

Os Jogos utilizarão majoritariamente instalações esportivas já existentes, o que fará com que as competições se estendam por cerca de 350 quilômetros pelo norte da Itália, de Cortina, um dos destinos de esqui mais icônicos do mundo, até Milão, com outras sedes espalhadas pelos Alpes do “Belpaese”.   

Após os atuais campeões olímpicos e mundiais, Amos Mosaner e Stefania Constantini, os primeiros atletas italianos a competirem nestes Jogos, a Azzurra entra novamente em ação nesta quinta-feira (5), quando enfrenta a França no hóquei no gelo feminino.   

A programação do dia também inclui treinos e provas classificatórias do downhill, do luge, do salto de esqui e do big air no snowboard. (ANSA).