ROMA, 05 DEZ (ANSA) – A ANSA, maior agência de notícias da Itália, lançou um portal dedicado exclusivamente à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, iniciativa das Nações Unidas (ONU) que reúne uma série de objetivos sociais e ambientais a serem atingidos na próxima década.   

Chamada “ANSA 2030”, a página tem como meta reunir informações sobre sustentabilidade e se tornar um ponto de referência para cidadãos, empresas e veículos de mídia.   

“Queremos que todas as questões ligadas à sustentabilidade, em todos os seus aspectos, se tornem cotidianas na imprensa e para os cidadãos”, explicou o diretor da ANSA, Luigi Contu.   

“A sensibilidade em relação a esses temas está aumentando visivelmente. Há um crescimento da atenção no mundo da economia e das finanças, e está sob os olhos de todos a mobilização dos mais jovens em favor do meio ambiente”, acrescentou.   

O projeto é fruto de uma parceria com a Aliança para o Desenvolvimento Sustentável (ASviS), que reúne mais de 250 empresas e entidades que decidiram percorrer o caminho ecológico, e o “Benessere Italia”, órgão do Conselho dos Ministros dedicado a políticas de bem-estar e avaliação da qualidade de vida dos cidadãos.   

“ANSA 2030 responde à exigência de se ter um ponto de referência de informação confiável e holística sobre temas do desenvolvimento sustentável”, disse Enrico Giovannini, porta-voz da ASviS.   

Ao todo, a ONU estabeleceu 17 objetivos para a Agenda 2030, como erradicação da pobreza e da fome, garantia de educação de qualidade, igualdade de gênero e água potável, incentivo às energias limpas, redução das desigualdades, promoção do consumo responsável e ação global contra as mudanças climáticas. (ANSA)