CIDADE DO MÉXICO, 25 MAI (ANSA) – A ANSA e a agência mexicana “El Universal” assinaram na última sexta-feira (23), à margem do Fórum Empresarial entre Itália e México, um acordo de colaboração para estreitarem laços e enriquecerem seus noticiários.
A parceria foi firmada pelo CEO da ANSA, Stefano De Alessandri, e pelo diretor-geral editorial da El Universal, David Aponte, na presença do vice-premiê e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, em missão no México.
A iniciativa prevê a troca de seus respectivos boletins de notícias em espanhol, com a possibilidade de usar até 10 notícias por dia da agência parceira para a produção editorial.
“Acredito que a colaboração entre os dois países também se baseia na possibilidade de fornecer mais informações, e conhecer melhor a Itália e o México é de grande importância”, comentou Tajani.
Segundo o chanceler italiano, “a ANSA é a principal agência italiana e colabora de forma importante com o Ministério das Relações Exteriores”.
“Queremos saber mais sobre o México, nossas empresas estão interessadas em investir neste país e acredito que a ANSA pode fornecer cada vez mais informações nesse sentido. Quando existe um relacionamento desse tipo, todos se beneficiam, a informação é garantia de democracia e liberdade, e acredito que também é importante para nós, italianos, termos uma forte presença na América. As edições em espanhol da ANSA ajudam muito a tornar a Itália conhecida”, enfatizou Tajani.
Após agradecer o ministro italiano, De Alessandri destacou como o acordo representa “uma oportunidade única que coloca nossa colaboração no âmbito das atividades da ANSA em apoio ao Sistema Italiano”.
Para o CEO da ANSA, a parceria “nos permite enriquecer nossa cobertura de eventos no México, aprimorando ainda mais o serviço oferecido aos nossos leitores e à comunidade mexicana na Itália”. “Por outro lado, permitirá que a Agência El Universal ofereça mais notícias sobre a Itália no México, com a esperança de aproximar ainda mais nossos dois países e ampliar a cooperação.” Aponte, por sua vez, destacou que acha “que a importância desse acordo neste momento, em que o exercício do jornalismo é complicado, é relevante”.
“É muito importante construir essas pontes porque o que estamos vivenciando no mundo é a desinformação, a era da tentação da censura. Uma tentação autoritária e de autocracia digital. É por isso que acho o jornalismo muito importante agora. Precisamos fazer mais jornalismo, melhor jornalismo, e continuar fazendo isso sempre, concluiu o representante da agência mexicana.
(ANSA).