ANSA e ONU Mulheres Itália fecham acordo por igualdade de gênero

ROMA, 25 NOV (ANSA) – Por ocasião do “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”, a ONU Mulheres Itália e a ANSA anunciaram nesta terça-feira (25) a assinatura de um acordo estratégico voltado à promoção de iniciativas culturais, editoriais e de capacitação sobre igualdade de gênero, empoderamento econômico das mulheres e prevenção da violência.   

O acordo foi firmado após o resultado positivo da avaliação conduzida pela função de gestão de riscos da ONU Mulheres sobre a agência italiana de notícias.   

Para a presidente da ONU Mulheres Itália, Darya Majidi, a parceria representa um passo importante para ampliar o alcance das mensagens e das ações da organização.   

“Para reduzir a desigualdade de gênero, combater a violência e disseminar uma cultura de inclusão, precisamos unir forças, e a colaboração com a ANSA é exatamente nesse sentido. Estamos muito entusiasmadas com este acordo. Ter uma das publicações mais conceituadas do mercado editorial italiano ao nosso lado nos ajudará a fazer com que nossas vozes e as de todas as mulheres sejam ouvidas amplamente”, enfatizou.   

Diversos projetos já estão em andamento. As duas instituições trabalham para implementar iniciativas conjuntas que ampliem a visibilidade das campanhas e o alcance da missão e dos programas da ONU Mulheres Itália, desde a campanha UNiTE para eliminar a violência contra mulheres e meninas até o movimento HeForShe e a difusão dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), voltados à promoção de ambientes de trabalho justos e inclusivos.   

As iniciativas de treinamento serão direcionadas especificamente a jornalistas para disseminar as melhores práticas e o uso de linguagem não discriminatória.   

O CEO da ANSA, Stefano De Alessandri, destacou que o tema faz parte do compromisso institucional da agência: “A igualdade de gênero é um dos valores fundamentais da nossa cultura corporativa e faz parte integrante do Código de Ética da ANSA”.   

Segundo o executivo italiano, “a cooperação com a ONU Mulheres confirma a responsabilidade social da agência em construir e promover uma cultura livre de preconceitos, inclusiva e respeitosa da diversidade de gênero.” Já o diretor da ANSA, Luigi Contu, reforçou que a agência tem dedicado esforço contínuo à cobertura qualificada e responsável sobre temas de gênero.   

“Essas são questões fundamentais, nas quais temos nos dedicado intensamente há anos a garantir uma cobertura rigorosa e precisa, baseada no respeito aos indivíduos ? um tema sobre o qual nunca é demais atualizar e conscientizar”, enfatizou Contu.   

Segundo o diretor, a responsabilidade da ANSA nessa frente torna-se ainda maior diante do forte crescimento da presença da agência nas mídias sociais. (ANSA).