ANSA/ Da bronquite às quedas, a saúde do papa Francisco

CIDADE DO VATICANO, 14 FEV (ANSA) – Por Nina Fabrizio – Internado nesta sexta-feira (14) no Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para tratar de uma persistente bronquite diagnosticada no início de fevereiro, o papa Francisco tem apresentado alguns problemas de saúde recorrentes e consequentemente gerado preocupação.   

Nos últimos dias, foi justamente a vez da bronquite que o obrigava a interromper ou não ler discursos. Antes disso, no entanto, já havia ocorrido algumas quedas anormais em casa.   

No dia 16 de janeiro, o Pontífice sofreu um acidente doméstico em sua residência na Casa Santa Marta e foi diagnosticado com uma contusão no antebraço direito que, embora não tenha resultado em fraturas, exigiu a imobilização do membro por vários dias.   

Pouco mais de um mês antes, em 6 de dezembro, também em sua casa oficial no Vaticano, o líder da Igreja Católica sofreu outra queda e ficou com um grande hematoma entre o pescoço e a bochecha, no lado direito do rosto.   

E é todo esse quadro clínico que sempre gerou especulações sobre a saúde frágil de Jorge Bergoglio, mesmo que não comprometida por patologias graves.   

Em 7 de junho de 2023, ele chegou a passar por sua última cirurgia, no Policlínico Gemelli, quando já tinha 86 anos. Sua vida não foi isenta de problemas de saúde, tendo em vista que aos 21 anos de idade precisou ser submetido a um procedimento no pulmão e, depois, apresentou dores ciáticas e no joelho recorrentes, fez cirurgia de catarata e, há três anos e meio, operou o cólon, que talvez tenha sido a que causou mais preocupação e consequências.   

Confira os problemas de saúde de Francisco: Operação de Pulmão – Aos 21 anos, após um caso grave de pneumonia, Jorge Mario Bergoglio teve o lobo superior do pulmão direito removido em Buenos Aires devido a três cistos. Naquela época, doenças pulmonares como infecções fúngicas ou pneumonia eram tratadas cirurgicamente devido à escassez de antibióticos.   

Também por isso, muitos vaticanistas o excluíram da lista dos “papabile” – cardeal considerado um possível candidato à eleição como Papa – durante o Conclave de 2013.   

Dor ciática – Um problema recorrente para o Papa é a dor devido à inflamação do nervo ciático, que lhe dificulta – às vezes de forma muito visível – até mesmo caminhar ou, como se sabe, limita sua capacidade de se ajoelhar. Suas dores, inclusive, também forçaram o religioso a cancelar algumas celebrações na Basílica de São Pedro, no Vaticano.   

Operação de catarata – Em 2019, em grande segredo, Francisco passou por uma pequena operação de catarata nos olhos. A cirurgia foi realizada na Clínica Pio XI, em Roma. Assim, depois de mais de um ano de rumores desmentidos, o mistério em torno da pequena operação pela qual o Papa deveria passar foi resolvido.   

Não foi nada sério, mas ainda assim era um procedimento necessário devido à sua idade.   

Cirurgia de cólon – Em 4 de julho de 2021, o Santo Padre foi internado no Policlínico Gemelli e recebeu alta no dia 14 do mesmo mês. Ele passou por uma delicada operação no cólon, devido a estenose diverticular. Na ocasião, foi submetido à anestesia geral e mais tarde admitiu que sofreu algumas consequências.   

Gonalgia – O argentino também sofre de gonalgia persistente, uma dor no joelho direito, devido a um problema ligamentar, o que também o obrigou a abandonar eventos e a se movimentar com dificuldade. O problema atrapalha ele de ficar em pé por longos períodos e o faz usar bengala e, muitas vezes, se locomover em cadeira de rodas.   

Infecção no pulmão – Em março de 2023, Bergoglio foi internado novamente em Roma por uma infecção pulmonar leve, bronquite que não produziu nenhum derrame, segundo confirmação feita por uma tomografia computadorizada do coração e dos pulmões.   

A hospitalização ocorreu pouco antes dos ritos da Páscoa e foi breve: Francisco deu entrada no dia 29 de março e saiu no dia 1º de abril, com tempo de estar presente na Praça São Pedro para a missa do Domingo de Ramos, marcando o início dos ritos da Semana Santa. (ANSA).