Anonymous interrompe ataques a sites públicos de Sergipe após volta do WhatsApp
O grupo de hackers brasileiros do Anonymous anunciou na tarde desta terça-feira, 3, o fim do ataque aos sites do Tribunal de Justiça do Sergipe (TJSE), da Justiça Federal do Sergipe e do governo estadual de Sergipe. De acordo com o comunicado, postado às 15h50 na página do grupo no Facebook, as páginas voltariam a operar normalmente nas próximas horas. Até o momento, apenas o site do TJSE não retornou ao ar.
O ataque foi iniciado na tarde da última segunda-feira, 2, logo após a Justiça de Sergipe pedir às operadoras brasileiras para bloquear o WhatsApp por 72 horas. Como forma de protesto, o grupo de hackers anunciou a derrubada dos sites em redes sociais com a hashtag ?#?OpStopBlocking (“Operação Pare O Bloqueio”, em tradução literal).
Procurado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Anonymous confirmou que os sites serão liberados por conta do desbloqueio do WhatsApp, mas que o processo pode demorar. “Vale notar que nós não somos um grupo centralizado, então vai levar um tempo até que os ataques sejam encerrados totalmente por todas as células participantes”, informou o Anomymous.
Ainda conforme o Anonymous, o ataque, até o momento, foi do tipo DDoS (um ataque apenas de bloqueio de acesso, e não de invasão do sistema) e que ocorre com milhares de computadores espalhados pela internet, todos obedecendo ao comando, “como uma ‘rede zumbi'”, de acordo com o grupo. “Quando um site é retirado do ar propositalmente pelos técnicos, realocamos a banda para outros ataques e o monitoramos. Se eles tentam restabelecê-lo, nós o derrubamos novamente”, revela o comunicado.
O setor de comunicação do TJSE nega que tenha havido o ataque. O tribunal revela que ocorreu uma ameaça de invasão e que, por conta disso, a equipe técnica agiu preventivamente e retirou o site do ar. A previsão é de que amanhã seja divulgada uma nota informando os prejuízos do bloqueio temporário do site e que os prazos processuais afetados também serão informados.
Ataque frustrado
Pelo Facebook, o Anonymous divulgou que também atacaria o site do governo sergipano pela URL www.se.com.br. Caso tenha sido essa a intenção do grupo, a tentativa foi frustrada: há quase quatro anos, o governo do Sergipe não utiliza mais esse endereço virtual. Segundo Rivaldo Ricardo, diretor de jornalismo da agência de notícias do governo, o site oficial do governo é o www.agencia.se.gov.br – e que as secretarias de governo operam com sites próprios.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua