Uma prova da relevância de um artista no mundo da música é o destaque que seu nome ganha na divulgação de um grande evento internacional. Por exemplo: na próxima edição do renomado festival Coachella, na Califórnia, um dos maiores do planeta, Anitta aparece logo abaixo de Billie Eilish, a cantora mais famosa da atualidade. O sucesso da brasileira no exterior não é novidade, mas nessa semana ela bateu seus próprios recordes e viu o novo single, Envolver, entrar para a parada Top 5 Global da plataforma de streaming Spotify – a chance de chegar ao primeiro lugar nos próximos dias é enorme. Na quarta-feira 23 já era a quarta música mais ouvida no mundo, incluindo artistas de todos os países e idiomas. É um brilho sem precedentes para um artista brasileiro.

É verdade que Envolver é cantada em espanhol e que seu estilo está bem mais próximo do caribenho reggaeton que dos ritmos brasileiros. Mas nada isso importa: o que interessa a Larissa de Macedo Machado, de 28 anos, é alcançar o sucesso fora do País, obsessão que ela segue com disciplina espartana desde que se apresentava como MC Anitta nos palcos do Furacão 2000, em Honório Geral, periferia do Rio de Janeiro. Ganhou projeção nacional a partir de 2013 com o hit Show das Poderosas e, no ano seguinte, explodiu com Movimento da Sanfoninha, que vinha acompanhada pela coreografia que ficou conhecida como “Quadradinho”.

A estratégia de combinar música e dança deu tão certo que a levou a repeti-la agora, com Envolver: o videoclipe em que a estrela rebola com os glúteos para cima, batizado de “El Paso de Anitta”, já tem mais de 70 milhões de visualizações no Youtube. O TikTok, a rede social mais popular do momento, também foi fundamental para alcançar essa marca. A maior prova disso é que Envolver foi lançada em novembro de 2021, mas só estourou agora, após viralizar como trilha sonora de um “desafio” no TikTok – a classificação faz com que usuários do mundo inteiro compartilhem os próprios videos, reproduzindo seus movimentos, o que amplia muito a audiência da música no streaming.

Gravar em espanhol, com os parceiros Julio M. Gonzales Tavarez, Freddy Montalvo e José Carlos Cruz, também foi consciente: a música latina é a que mais cresce nos EUA, o mercado mais importante do mundo – a cantora já havia gravado com o porto-riquenho Rauw Alejandro, o dominicano El Alfa El Jefe e os colombianos Maluma e J Balvin, entre outros. Inteligente, antenada dona de boa voz e com visão profissional do mercado, o sucesso fez de Anitta uma das mulheres mais ricas do País: a revista Forbes estima sua fortuna em R$ 600 milhões – e o show da poderosa está apenas começando.