ISTOÉ Gente

Anitta discute com deputado sobre direitos autorais em live no Instagram

Crédito: Montagem: Reprodução/Instagram/Câmara dos Deputados (Felipe Carreras)

Anitta promoveu uma live com o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) nessa terça-feira (5) para falar sobre uma emenda proposta por ele a uma Medida Provisória que, de acordo com a classe artística, seria prejudicial ao recolhimento de direitos autorais dos compositores. A conversa durou aproximadamente 50 minutos, e o que pretendia ser um bate papo tranquilo terminou em discussão.

Veja também:
“Se me matar, eu venho assombrar quem me matou”, diz Anitta sobre possíveis ameaças
José Roberto Burnier rebate Bolsonaro: “Não vamos calar a boca”
Whindersson desabafa sobre separação de Luisa Sonza: “Não superei”

A emenda proposta pelo deputado afeta a MP 948, e trata do cancelamento de serviços e de eventos dos setores de turismo e cultura devido à pandemia do novo coronavírus. A proposta implicaria na cobrança de direitos autorais em eventos públicos e privados, afetando o meio artístico.

A lei diz que os empresários de eventos é que arcam com os valores dos direitos autorais, transferindo um percentual em média de 10% da bilheteria para o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A emenda de Carreras propõe a redução do repasse para 5%. E é esse ponto que incomodou Anitta e outros artistas.

“Eu estou do lado de vocês, é uma via de mão dupla”, disse o deputado, antes de ser cortado pela cantora, que afirmou: “”Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado (os artistas). Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus… Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz muito… Que não é o momento”.

Na sequência, Carreras voltou a defender a emenda e dizer que está aberta ao diálogo. Anitta respondeu: “Para mim, só é diálogo quando a gente tem a opção antes de a coisa ser feita. Se a gente não tivesse sempre fiscalizando e vendo o que tá rolando, a gente não ia ter a oportunidade de lutar para reivindicar isso”.

Irritada, Anitta decidiu encerrar a live: “Agradeço demais a sua disponibilidade de tempo…”, porém, agora foi ela que foi interrompida, e Carreras falou: “Em primeiro lugar, estou à disposição do diálogo. Em segundo lugar, eu falei com a representante do Ecad que tem a outorga, que fala por vocês, porque eu não consigo falar com todo mundo. Com você eu posso falar amanhã, depois, com outros artistas, estou à disposição. Estou à disposição do diálogo, estou do lado de vocês…”, dizia, quando ele foi interrompido novamente.

“Eu não acho que você esteja, e essa é uma coisa que a gente não vai concordar, e a gente não vai acabar esse debate jamais. Então, obrigada pelo seu tempo, a gente continua aí lutando, você puxa daí, a gente puxa daqui, e vamos ver o que acontece”, disse a cantora. “Eu estou do lado de vocês. Eu quero ajudar vocês”, voltou a afirmar o deputado. “Não acho. Não concordo”, rebateu Anitta, que finalizou a transmissão.

No feed do Instagram, Anitta disponibilizou a live completa com Felipe Carreras. Na legenda, escreveu: “Entenda a emenda sobre direitos autorais na MP 948”. Nos comentários, ela recebeu mensagens de apoio de outros artistas. “Representou muito a classe”, disse Diogo Nogueira. “Arrasou”, escreveu Simony.

Confira a publicação abaixo:

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ Receita fácil de pão sírio de micro-ondas da Ana Maria Braga

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago