Anitta aposta em nova transição capilar; entenda por que muitas desistem do processo

Diferentes celebridades já comentaram sobre aceitação dos fios naturais pelas redes sociais

Reprodução/Instagram
Anitta, Mel Maia e Maisa Foto: Reprodução/Instagram

Anitta, 32 anos, surpreendeu ao compartilhar que entrou em processo de transição capilar pela segunda vez. A cantora explicou que decidiu voltar ao cabelo natural após 17 anos alisando as madeixas quimicamente.

+ Maisa Silva fala de transição capilar: “Eu estou muito feliz comigo mesma”

A artista explicou à Quem que adotou o visual com fios lisos aos 15 anos, momento em que começou a investir em sua carreira musical, e que vai tentar o processo mais uma vez. Na primeira tentativa, ela disse que encontrou dificuldade em lidar com as diferentes texturas do cabelo durante o processo.

Famosas que já passaram pela transição

A cantora Anitta não é a primeira celebridade a compartilhar a decisão de aceitar seus fios naturais, e muitas outras já inspiraram o público ao passar por essa mesma jornada. Confira abaixo:

Mel Maia

Mel Maia, 21 anos, enfrenta o processo de deixar o cabelo crescer sem alisamento pela terceira vez. A famosa parou de utilizar química para alisar os fios em maio de 2024, e desde então, utiliza as redes socias para atualizar os seguidores sobre como tem lidado com a aceitação dos cachos.

Maisa Silva

Uma das estrelas da TV Globo da atualidade, Maisa Silva, 23 anos, finalizou a transição capilar em 2020, após anos utilizando química nos fios.

A artista, que hoje ostenta o cabelo cacheado, contou que como atriz, precisa mudar o visual muitas vezes, então a rotina com secador e chapinha nos sets de gravação dificultava o visual natural.

Aline Wirley

Outra celebridade que enfrentou a jornada de aceitação dos fios naturais é Aline Wirley, cantora e membro do grupo Rouge. Em 2024, ela confessou que foi um processo simples, mas necessário, e que agora consegue lidar com seu visual natural. 

“Quando comecei meu processo de transição capilar, indo de encontro ao meu 4C, passei por momentos de muitas dúvidas, medo e insegurança”, disse, na época.

+ Após Mel Maia compartilhar processo de transição capilar, influenciadora dá dicas para assumir os cachos naturais

O que é transição capilar? 

A transição capilar é um movimento que vai muito além da estética e representa para muitas mulheres a reconexão com a própria história, ancestralidade e identidade.

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm aderido à jornada, principalmente por causa da visibilidade do assunto nas redes sociais. Nas mídias, influenciadores e internautas compartilham dicas de como cuidar e manter os fios cacheados definidos e brilhosos, sem precisar utilizar fontes de calor para ter um penteado finalizado.

O cabelereiro Juninho Loes, especialista em crespos e cacheado no Salão Loes Saúde & Beleza, conta que o processo de transição capilar exige paciência e força emocional.

Ele também reforça que existem diferentes alternativas para ajudar a lidar com a diferença entre a textura do cabelo natural e o alisado, como: corte big chop – onde os fios com química são removidos -, tranças, laces e alongamentos capilares.

Como ter uma transição capilar bem-sucedida

  1. Mantenha a calma e seja paciente: a transição é uma jornada, não um destino. Abrace cada estágio com tranquilidade e dê tempo ao seu cabelo para se adaptar;
  2. encontre inspiração nas redes sociais: siga influenciadores e comunidades que compartilham histórias e dicas sobre transição capilar. O apoio e a inspiração podem fazer toda a diferença;
  3. ame seus cachos desde o início: aceite e celebre a textura natural do seu cabelo desde o início da transição. Cada cacho é único e especial;
  4. hidrate e nutra seus cachos regularmente: mantenha seus cachos saudáveis e hidratados com produtos específicos para cabelos cacheados. Invista em máscaras de hidratação e óleos nutritivos;
  5. evite o uso excessivo de calor: reduza o uso de secadores, chapinhas e modeladores de cachos durante a transição. O calor excessivo pode danificar a estrutura do cabelo;
  6. proteja seus cachos durante o sono: Use uma touca de cetim ou fronha de seda para proteger seus cachos durante o sono e evitar o frizz;
  7. experimente diferentes penteados e estilos: Divirta-se explorando novos penteados e técnicas de estilização que realcem a beleza dos seus cachos;
  8. faça cortes regulares para remover pontas danificadas: Mantenha seus cachos saudáveis e com boa aparência fazendo cortes regulares para remover pontas duplas e danificadas;
  9. seja gentil ao desembaraçar os cachos: Use um pente de dentes largos ou os dedos para desembaraçar os cachos com cuidado e delicadeza, começando pelas pontas e subindo até a raiz;
  10. confie no processo e na sua beleza natural: A transição capilar é uma jornada de autodescoberta e empoderamento. Confie no processo, confie em si mesma e abrace sua beleza natural com orgulho.

Por que as pessoas desistem do processo?

A transição capilar é diferente em cada caso. Como trata-se de um processo longo, a demora para o resultado final, somada à dificuldade em lidar com diferentes texturas nos fios, podem frustrar as pessoas.

Além disso, a pressão estética por um cabelo definido e sem frizz também assusta quem não precisou lidar com cremes de finalização e day afters durante um bom tempo.

No entanto, saiba que também é normal desistir, pois podemos não nos identificar com o visual cacheado ou simplesmente preferir a praticidade das fontes de calor.