As buscas por sobreviventes da tragédia em Brumadinho (MG) continuam há dias, desde o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale. Animais também acabam sofrendo com a grande quantidade de lama e agonizam no local.

No domingo (27), duas vacas viraram destaque. Uma delas foi sacrificada com uma injeção letal por estar exausta e a outra não foi resgatada, mas recebe cuidados no local, de acordo com o UOL. O caso desses dois animais gerou discussão entre ativistas, policiais militares e funcionários da mineradora, pois os policiais não queriam autorizar o salvamento dos animais por medidas de segurança.

Na segunda-feira (28), um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazia voos rasantes com um agente armado com um fuzil e ele disparava para sacrificar animais, especialmente bois atolados com a maior parte do corpo atolado na lama.

A decisão de executar os animais foi confirmada à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo pelo chefe da Defesa Civil de Minas, coronel Evandro Geraldo Borges. “O que vamos fazer? Deixar o animal sofrendo? Estamos sim, com equipe em campo executando esse trabalho, mas essa decisão só é tomada nos casos em que não há outra opção.”