Paris reduziu, nesta terça-feira (1°), a velocidade máxima em seu boulevard periférico, um anel viário de 35 quilômetros que rodeia a capital, apesar dos protestos contra essa decisão adotada em nome da saúde e da segurança viária.
A medida, que diminui os 70 km/h em vigor há uma década, será aplicada progressivamente por trechos até 10 de outubro, assim que terminar a troca dos 160 sinais desse eixo viário, um dos mais movimentados da França.
O objetivo da prefeitura de Paris é diminuir o barulho e a contaminação para os vizinhos dessa autoestrada urbana criada em 1973, cuja velocidade máxima foi reduzida de 90 km/h para 80 km/h em 1993 e para 70 km/h em 2014.
“Vamos melhorar a qualidade de vida” dos vizinhos, disse à imprensa o ecologista David Belliard, conselheiro responsável pelo Transporte. “O direito ao sonho é muito importante”, acrescentou.
Uma menor emissão de gases contaminantes e uma redução dos acidentes graves nesse eixo, que registra mais de um milhão de deslocamentos todos os dias, são os outros argumentos defendidos pela prefeitura.
Atualmente, a velocidade média diária é de 37 km/h por causa dos engarrafamentos, motivo pelo qual a presidente da região da região parisiense, a direitista Valérie Pécresse, considera uma medida “socialmente injusta”.
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