A 50 dias do início dos Jogos de Paris, os anéis olímpicos brilham a partir desta sexta-feira na Torre Eiffel, grande símbolo da capital francesa.

As 30 toneladas de aço chegaram em vários pedaços e foram montadas e transformadas nos emblemáticos anéis olímpicos durante a semana, antes da elevação durante a noite de quinta-feira até o segundo andar do monumento.

Os anéis, de 29 metros de comprimento e 13 metros de largura, serão iluminados todas as noites, com 100 mil lâmpadas LED, explicou o comitê organizador dos Jogos (26 julho-11 agosto).

Os anéis estão fixados aos elementos mais robustos da Torre Eiffel, explicou à imprensa Alain Dumas, diretor técnico da empresa que administra o monumento. Quinze técnicos especializados em trabalhos verticais e vários guindastes foram mobilizados na instalação.

Vários estudos foram elaborados nos últimos meses para confirmar a viabilidade da operação, explicou Pierre Engel, engenheiro da Arcelor-Mittal, empresa responsável por preparar o aço.

“Será uma das imagens dos Jogos”, acrescentou Thierry Reboul, diretor de eventos e cerimônias do comitê de organização dos Jogos, ao falar sobre os cinco anéis de nove metros de diâmetro e a vista espetacular.

dec/pta/pm/dam/fp

ArcelorMittal