A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou em nota publicada neste sábado, 31, que acompanha os problemas de sistemas de transmissão e distribuição de energia em São Paulo, após relatos de falta de luz em diversos bairros. Haverá apuração de responsáveis.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que houve interrupção de carga. O processo de recomposição, além do ONS, é de transmissoras e distribuidoras envolvidas.

+ Apagão em SP começou às 17h31 após problema em subestação em Guarulhos, diz ONS

A Aneel diz que está em contato com as equipes das empresas responsáveis.

“O evento será objeto de fiscalização pela ANEEL para identificação das causas e apuração de responsabilidades”, informou o órgão regulador, em nota.

Cerca de 2 horas de apagão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de carga de energia em São Paulo foi iniciada às 17h31 deste sábado, 30. A partir de então, um apagão atingiu vários bairros de São Paulo.

Segundo o ONS, houve interrupção de carga de cerca de 870 MW hoje, 31/8, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras.

“Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale”, afirma a nota.

A Enel informou que a energia foi restabelecida por volta das 20h em São Paulo, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora.

“Como esclarecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, afetando, principalmente, as regiões Leste, Norte e Central da capital”, reiterou a nota da empresa.