Economia

Aneel aprova audiência pública para 4ª Revisão Tarifária da Cemar

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 23, a abertura de audiência pública para a 4ª Revisão Tarifária Periódica da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), controlada pela Equatorial Energia.

Os cálculos do órgão apontam para um aumento médio de 18,75% nas contas de luz, sendo de 17,82% para as unidades ligadas na alta tensão e de 18,97% para os consumidores de baixa tensão.

“O impacto é relativamente elevado. O cálculo financeiro da revisão não vem ajudando a modicidade tarifária”, reconheceu o diretor da Aneel relator do processo, André Pepitone. “A empresa investe em ativos, o que aumenta a tarifa. Temos que discutir até que ponto o consumidor aceita pagar mais pela qualidade”, completou.

“Sem dúvida, a tarifa não é baixa, mas isso reflete os investimentos feitos na concessão, com uma trajetória expressiva de melhoria da qualidade. Há um volume de investimentos que vem sendo traduzido em melhor qualidade”, enfatizou o diretor-presidente da Aneel, Romeu Rufino.

O processo de audiência pública vai de 24 de maio a 7 de julho. As novas tarifas entram em 28 de agosto deste ano.