Edição nº2595 19/09 Ver edições anteriores

Android Oreo é a nova versão do sistema do Google para smartphones

O Google anunciou nesta segunda-feira (21) o nome oficial da nova versão do Android, até agora conhecida apenas por Android O. O novo Android (versão 8.0) se chamará Android Oreo.

Seguindo a tradição, o nome Android Oreo faz referência aos famosos biscoitos doces. As versões do Android são sempre batizadas com nomes de doces ou sobremesas, em ordem alfabética. A versão atualmente no mercado (7.1), é a Nougat (nogado, ou torrone, um doce feito com castanhas e outros ingredientes). As anteriores eram Marshmallow e Lollipop (pirulito).

O Google não especificou quando a atualização começará a ser distribuída. Os smartphones da linha Pixel, projetados pelo próprio Google, devem ser os primeiros a receber a atualização. Quanto aos aparelhos de outros fabricantes, não há ainda previsão.

Como de costume no Android, a atualização para o Android Oreo depende dos fabricantes de smartphones e também do modelo dos aparelhos. Cada fabricante costuma acrescentar modificações próprias ao Android e cada nova versão tem que ser readaptada antes de distribuída aos aparelhos de cada marca. Esse processo é alvo de críticas, já que as versões mais recentes acabam não chegando à maioria dos celulares Android no mercado.

Em alguns casos, smartphones mais antigos não têm configuração suficiente para rodar versões mais novas. Mas mesmo aparelhos com configuração mais parruda podem ficar sem a nova versão, já que a atualização depende dos fabricantes e tem custos. Por isso, de certa forma, é mais interessante para os fabricantes vender celulares novos do que gastar tempo, mão de obra e dinheiro para atualizar modelos já lançados no mercado.

Já no caso da Apple, maior rival do Google em smartphones, o processo costuma ser mais rápido e atingir mais aparelhos, pois apenas iPhones e iPads antigos (com mais de 3 anos) costumam ficar de fora das atualizações. Como a própria Apple controla o hardware e o software, a empresa não depende de outras companhias para atualizar seus aparelhos.

As novidades

O Oreo não traz nenhuma novidade bombástica em relação à atual versão (Nougat). A nova versão tem basicamente melhorias pontuais em áreas como notificações do sistema e consumo de bateria. O Oreo traz ainda novos emojis, uma tela de configurações remodelada e a possibilidade de alterar formato de ícones.

 

 

 


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2019 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.