Andrea Illy revela otimismo sobre tarifas e mudanças climáticas

TRIESTE, 18 JUL (ANSA) – O presidente da illycaffè, Andrea Illy, expressou otimismo nesta sexta-feira (18) a respeito dos desafios colocados pela guerra tarifária deflagrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pela crise climática no planeta.   

O executivo comandou um evento em Trieste, berço da marca italiana de cafés, para celebrar o 100º aniversário de Ernesto Illy, pai de Andrea e responsável por tornar a empresa uma potência mundial e símbolo do made in Italy.   

“As tarifas são contingentes, nós vamos enfrentá-las e administrá-las”, disse o executivo, acrescentando que o problema do clima é “bem mais sério”, porém a produção “já é resiliente e o será cada vez mais no futuro porque existem soluções”.   

Andrea citou o exemplo da agricultura regenerativa, sistema que permite “aumentar a resiliência” do solo em “20% a 30%”, lembrando que os dois últimos vencedores do Prêmio Internacional Ernesto Illy, que premia o melhor café do mundo, são do Brasil e adotam esse modelo de cultivo em suas fazenda para assegurar a recuperação do solo e do meio ambiente ao redor.   

“Também tem a irrigação, porque o Brasil pode irrigar muito mais do que faz agora, e a melhoria genética. Foram desenvolvidas múltiplas variedades resistentes, mais produtivas e de maior qualidade”, salientou Illy, defendendo a criação de um “modelo econômico que regenere o capital natural, em vez de consumi-lo”.   

Segundo o executivo, o setor tem “capacidade de adaptação” aos desafios da atualidade. “Estou muito confiante”, assegurou o presidente, que deve apresentar na COP30, em Belém, um fundo de investimento e um projeto de inteligência artificial para ajudar produtores de café a se adaptar às mudanças climáticas. (ANSA).