Andrea Andrade, Rainha de Bateria da Porto da Pedra e musa da Unidos de Vila Isabel, é conhecida por sua presença marcante no Carnaval, mas por trás das fantasias e desfiles, ela mantém uma rotina rigorosa de cuidados com o corpo ao longo do ano. Em uma entrevista exclusiva, Andrea compartilha como consegue manter sua forma e saúde, tanto durante a preparação para o Carnaval quanto nos períodos mais tranquilos do ano.

“Faço musculação quatro vezes por semana há muitos anos; já é um hábito. Não gosto de fazer aeróbicos, só faço perto do Carnaval, quando preciso secar. Musculação eu amo e faço o ano todo; acho superimportante manter a massa muscular, principalmente depois dos 35 anos”, conta Andrea. Ela destaca que o agachamento é um dos seus exercícios preferidos: “Acho o agachamento um exercício muito completo, trabalha muito o glúteo, a perna toda, quadríceps e posterior.”

Sobre o período pós-Carnaval, Andrea aproveita para relaxar um pouco e se dar um descanso merecido. “Depois do Carnaval, é aquele momento de relaxar um pouco, viajar, ficar uns dias sem academia, mas, no meu caso, não é tanto em relação ao treino, é mais em relação à alimentação. Passando o Carnaval, eu relaxo, me dou umas férias, me permito comer tudo o que tenho vontade, porque, no Carnaval, sempre dou uma segurada, né?”

Andrea também compartilha seus segredos de hidratação e alimentação. “Eu bebo bastante água, até porque perco muito líquido nos ensaios e treinos. Bebo de três a quatro litros por dia. Nos ensaios, estou sempre com isotônicos. Meu médico me ensinou isso, porque eu fico muito suada, perco muito líquido, e a pressão cai se estiver muito calor. Agora só ando com isotônicos nos ensaios”, revela. Sobre a dieta, ela confessa: “Corto doces (que eu amo) e gorduras; carboidratos eu dou uma diminuída, porque gosto de desfilar mais sequinha. Mas é difícil para mim, aqui em casa todo mundo adora comer.”

No período pós-Carnaval, Andrea procura descansar antes de retomar a rotina. “No pós-Carnaval, sempre procuro viajar para algum lugar, descansar uns dias antes de voltar à rotina. Este ano acredito que vai ser mais puxado ainda, com duas escolas. E dormir… No

Carnaval, o que mais pega para mim são as noites viradas; este ano, vamos ter uma a mais, né? Depois de tudo, só preciso dormir, e a rotina vai voltando aos poucos.”