A Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) disse, em nota, que análises preliminares realizadas por instituições em todo o País indicam divergência entre os dados reportados como insumo em dezembro de 2025 e os divulgados nesta segunda-feira, 19, pelos Ministério da Educação (MEC) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Segundo a entidade, é preciso aguardar esclarecimentos do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) “antes de se manifestar de forma conclusiva sobre os números apresentados”.
Na semana passada, a Justiça havia indeferido um pedido da Anup para barrar a divulgação dos resultados, realizada hoje pelo MEC. A associação argumentava que o exame tinha fragilidades técnicas e falta de transparência na metodologia estatística.
Resultados
Ao todo, foram avaliados 351 cursos no Enamed, e 107 obtiveram notas 1 e 2 no exame. Desses, 99 estão sujeitos a penalidades, que podem incluir redução do número de vagas ou outras medidas regulatórias, em razão do desempenho insuficiente.
As instituições de ensino superior municipais foram as que tiveram os piores desempenhos, com 87,5% delas ficando nos níveis mais baixos da avaliação. Entre as universidades privadas com fins lucrativos, 58,4% dos cursos tiveram desempenho insatisfatório.