Análise: ‘A Vilã das Nove’ dá nó na cabeça ao expor lado bom e ruim de uma mesma moeda

Divulgação
Foto: Divulgação

Atenção: contém spoiler!

Já pensou ter o maior segredo da sua vida exposto em uma novela das 21h? Roberta (Karine Teles), ou melhor, Eugênia, que o diga. A professora de música fica encurralada ao descobrir que a sua história virou enredo de uma trama de ficção, e que agora ela é a maior vilã da atualidade (abre o olho, hein, Carminha!).

Tudo isso é contado dentro de outra história inventada, a do filme “A Vilã das Nove”, que estreia nos cinemas na próxima quinta-feira, 31.

O longa, dirigido por Teodoro Poppovic, produzido pela Lupa Filmes, com coprodução da Star Original Productions, dará um nó na cabeça de quem assisti-lo por misturar ficção com realidade do início ao fim, além de trazer pitadas de drama com o bom e velho humor duvidoso – a famosa “vergonha alheia”, sabe?

A história começa com Roberta sendo confrontada por uma idosa, que a chama de Eugênia, durante um passeio no aquário com sua filha. A partir daí, circunstâncias da vida a levarão a um círculo de amizade com alguns atores. Em uma das festas destes novos amigos, Roberta é convidada a assistir ao primeiro capítulo da novela protagonizada por uma das atrizes que estavam na reunião íntima.

Ela fica presa na trama em uma espécie de teia, que lhe causa questionamento interno, mas ao mesmo tempo a impede de parar de assistir aos capítulos, até que ela percebe muitas semelhanças da história do folhetim com o segredo que ela esconde da sua vida.

Análise: 'A Vilã das Nove' dá nó na cabeça ao expor lado bom e ruim de uma mesma moeda

Roberta em choque ao ver sua vida passada retratada na novela

Ao se dar conta de que teve sua história roubada, Roberta tenta a qualquer custo descobrir quem está por trás do plano de desmarcara-la, até que, próximo do fim, ela entende como tudo começou e qual foi a causa de viver esse pesadelo acordada: Debora (Alice Wegmann), a filha abandonada, que sofre com traumas dolorosos causados pela ausência da mãe.

Quem for ao cinema assistir ao filme se prepare para se emocionar, pois a todo momento a trama tenta justificar o motivo de Roberta ter deixado de ser Eugênia, o que minimiza o peso que o título de “vilã” traz para a história. Isso porque Eugênia estava presa em um casamento infeliz, sem perspectiva de vida, e não encontrou outra alternativa a não ser deixar aquela vida para trás e seguir novos rumos com outra identidade.

Porém, todo mundo tem um passado, não é mesmo? E quando os assuntos inacabados da sua outra vida batem à porta, Roberta sai do eixo por um momento, mas não perde o controle da situação totalmente, e ainda consegue reverter a história para que tudo fique bem no final.

A última cena do filme, inclusive, de todos jantando à mesa em clima de harmonia, mostra que “A Vilã das Nove” é, de fato, um retrato da realidade do Brasil: se a gente der um jeitinho aqui, outro ali, todo mundo sai ganhando, e tudo acaba em pizza (literalmente).

Análise: 'A Vilã das Nove' dá nó na cabeça ao expor lado bom e ruim de uma mesma moeda

Última cena da família reunida comendo pizza após uma sucessão de episódios bizarros

FICHA TÉCNICA:
Direção: Teodoro Poppovic
Produção: André Pereira e Mariana Muniz
Roteiro: Teodoro Poppovic, Maíra Buhler, Gabriela Capello e André Pereira
Produção Executiva: Mariana Muniz e Flávia Bousfield
Direção de Fotografia: Wilsa Esser
Direção de Arte: Dina Salem Levy
Figurino: Diana Leste
Preparação e Produção de Elenco: Gabriel Bortolini
Assistência de Direção: Renata Braz
Som Direto: Evandro Lima
Desenho de Som: Bernardo Uzeda e Tomás Alem
Mixagem: Gustavo Loureiro e Rodrigo Noronha
Montagem: Lia Kulakauskas
Trilha Original: Jonas Sá e Pedro Mibielli

ELENCO:
Karine Teles como Roberta
Alice Wegmann como Debora
Camila Mardila como Paloma
Laura Pessoa como Nara
Antonio Pitanga como Modesto
Murilo Sampaio como Giuliano
Negro Leo como Cassio
Rodrigo Garcia como Paulinho
Catarina de Carvalho como Eugenia
Stella Rabello e Angela Rabello como Raquel
Otto Junior como Bento
Valentina Bandeira como Laurinha/Debbie
Maisa Souza, Marina Guaraná e Bia Vivace no elenco infantil

Assista ao trailer abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=siuFQMc04-E&t=1s