ISTOÉ Gente

Ana Maria Braga se desculpa por ‘racismo reverso’: “Errei”

Crédito: Reprodução/TV Globo

Ana Maria Braga (Crédito: Reprodução/TV Globo)


Ana Maria Braga abriu o programa ‘Mais Você‘ desta terça-feira (2) com um pedido de desculpas. Nessa segunda, Ana Maria havia dito que Lumena, participante negra do BBB 21, fazia uma “preconceito reverso” com Carla Diaz, que é branca.

Logo no começo da atração, a apresentadora fez questão de se retratar e dizer que errou ao afirmar que há “racismo reverso” de negros contra brancos.

“Sempre que cometo erro, eu gosto de assumir. Ontem, depois do programa, vi postagens informando que fiz um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando de branquitude da Carla Diaz. Eu usei ‘preconceito reverso’, ‘racismo reverso’. E veio críticas e eu busquei a informação. Na maioria das vezes, neste assunto, somos desinformados”, começou ela.

Na sequência, Ana Maria disse ter pesquisado sobre o assunto e reconheceu que não há a possibilidade de existir ‘racismo reverson’, já que o racismo está ligado com relações de poder.

“E muitos ativistas criticam o conceito de preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita a cor da pele. Racismo é um sistema de opressão e, para ter racismo, tem que ter poder. Negros não têm poder institucional para serem racistas contra brancos. Isso é reflexo da sociedade de lidar com essas lições. A gente vai debatendo e aprendendo”, continuou.


+ Após cobertura ser arrematada em leilão, Carlinhos Mendigo se recusa deixar propriedade
+ Mulher desaparecida é encontrada dentro de cobra píton
+ Furão é estrela de vídeo que recria cenas do filme Ratatouille



“Descobri uma coisa que não sabia. Peço desculpas e usamos a oportunidade para falar mais. Nunca fui racista em qualquer coisa, as pessoas têm que ser o que é e ter orgulho. Eu não sabia, eu errei”, finalizou.

Nas redes sociais, internautas elogiaram a postura de Ana Maria de ter errado, reconhecido o erro e se retratado. Confira abaixo:

Veja também

+ Receita simples de bolo Red Velvet
+ Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS