Embora tenha feito história nesta terça-feira, em Gwangju, na Coreia do Sul, ao conquistar o ouro na prova dos 5km da maratona aquática do Mundial de Esportes Aquáticos, Ana Marcela Cunha mostrou que ainda está decepcionada com o seu desempenho na disputa dos 10km da competição, na qual terminou em quinto lugar, no último sábado. E isso mesmo depois de ter se tornado agora a maior medalhista desta modalidade em Mundiais, com dez pódios – ela acumula também outros três ouros, duas pratas e quatro bronzes.

“Às vezes, perder faz parte, acho que aquela minha quinta colocação não foi digna daquilo que a gente (ela e sua equipe) treinou, mas ao mesmo tempo foi uma das provas mais fortes que a gente teve nos 10km. E estava todo mundo pronto para poder classificar para a Olimpíada. A gente tem mais duas provas, tanto o revezamento como os 25km, e agora é receber a medalha, soltar e partir para o dia de amanhã”, afirmou a nadadora brasileira, em entrevista ao SporTV, logo depois de ter faturado o ouro com o tempo de 57min56s.

No caso, a quinta posição no sábado assegurou a presença da nadadora baiana na prova dos 10km da maratona aquática feminina dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. E a disputa dos 5km, na qual ela triunfou nesta terça-feira, não faz parte do calendário de competições desta modalidade na Olimpíada.

E Ana Marcela garantiu o ouro na batida de mão na linha de chegada e ficou somente um segundo à frente da francesa Aurelie Muller, que levou a prata com 57min57s. E o bronze acabou sendo dividido por duas nadadoras: a norte-americana Hanna Moore, dos Estados Unidos, e Leonie Beck, da Alemanha, que encerraram a disputa empatadas com a marca de 57min58s.

“A gente brinca muito que é difícil chegar a uma prova perfeita, mas eu acho que nestes 5km eu posso dizer que fiz a prova perfeita para a gente. Como a gente pensou ontem (segunda-feira), a gente conseguiu realizar no dia de hoje”, reforçou a brasileira, para depois ainda lembrar que agora já está focando a sua participação na prova por equipes, marcada para começar às 20h (de Brasília) desta quarta-feira, e na disputa de 25km feminina, que ocorrerá na quinta, a partir do mesmo horário.