Ana Furtado finalizou em outubro deste ano seu tratamento contra o câncer de mama, descoberto em 2018. Nesta segunda-feira, 27, a apresentadora relembrou a queda de cabelo durante o período de quimioterapia.

No Instagram, Ana compartilhou uma foto da época, com um capacete de crioterapia, e explicou: “Durante o meu tratamento, um dos pontos mais sensíveis para mim foi o meu cabelo. Ele, que sempre foi forte, saudável e referência, sempre me ajudou a manter a minha autoestima elevada. E foi diante da quimioterapia que precisei abrir mão da necessidade de controlar até isso”.

“Recorri na época à crioterapia. Essa técnica resfria o couro cabeludo e reduz o fluxo de sangue nele, impedindo que alguns agentes da quimioterapia cheguem até essa área do corpo. E isso é o que diminui a queda do cabelo”, comentou.

Ana completou o assunto declarando: “Na primeira vez que usei, achei que não daria conta, por causa da dor de cabeça que aquilo provocava. Mas eu estava determinada a enfrentar. E, de certa forma, funcionou: ‘apenas’ 30% dos meus fios caíram nessa fase do tratamento. Depois, durante o bloqueio hormonal, perdi mais 10%”.

“Hoje, olhando para essa foto, para essa Ana que não queria que vocês a vissem desse jeito, para essa Ana que sentia medo, que tinha dúvidas, mas que conseguiu, apesar de tudo, enfrentar cada desafio com coragem, eu digo… tudo passa, garota”, concluiu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ana Furtado (@aanafurtado)