Um cavalo teve as quatro patas mutiladas e foi abandonado em uma estrada de Bananal (SP) — cidade localizada a cerca de 325 quilômetros da capital paulista — no sábado, 16. O caso repercutiu e causou comoção nas redes sociais nesta segunda-feira, 18, inclusive entre famosos, já que a cantora Ana Castela e a ativista Luisa Mell fizeram publicações expondo os maus-tratos. O animal morreu e as autoridades investigam o ocorrido.
+ Brasileiros detidos nos EUA denunciam fome, maus-tratos e precariedade
+ Sob críticas de maus-tratos, exportação de gado vivo dispara
Em uma publicação no Instagram, a cantora Ana Castela, que soma mais de 16 milhões de seguidores na rede social, expôs o ocorrido e chamou os responsáveis pelo ato de covardes. A artista também pediu para que o caso ganhasse repercussão e chegasse até as autoridades.
“Bora dar ibope para isso? Sei que a vida de famoso é massa e interessante, mas a vida de um animal também é. Que esse covarde receba o que mereça”, escreveu.
Já Luisa Mell, que é conhecida nas redes sociais pelo combate aos maus-tratos a animais, fez uma publicação exigindo uma punição aos “covardes”. “Cortaram as patas de um cavalo simplesmente porque ele não aguentava mais andar”, afirmou a ativista, acrescentando que estava em contato com uma vereadora e iria pressionar as autoridades.
Em um comunicado, a prefeitura de Bananal informou que tomou conhecimento do caso através de vídeos nas redes sociais. “Encaminhamos o caso imediatamente à Delegacia de Polícia e Polícia Ambiental para apuração dos fatos, identificação e punição dos responsáveis”, pontuou a administração do município.
Procurada pela IstoÉ, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) declarou que um homem de 21 anos é suspeito de envolvimento com o crime. “O investigado e uma testemunha compareceram à delegacia, prestaram depoimento e foram liberados. Diligências prosseguem visando o devido esclarecimento dos fatos.”