Amsterdã, uma das doze cidades-sede da Eurocopa, espera receber “pelo menos 12 mil espectadores” em cada um dos quatro jogos marcados para junho na Johan Cruyff Arena, anunciou nesta quarta-feira a Federação Holandesa de Futebol (KNVB).

Em um comunicado, a KNVB espera “acolher ainda mais espectadores”, mas isso terá que ser decidido mais tarde, “dependendo da evolução da pandemia de covid-19”.

Está previsto que Amsterdã receba os jogos da fase de grupos da Holanda contra a Ucrânia (13 de junho), Áustria (17 de junho) e Macedônia do Norte (21 de junho), assim como uma partida das oitavas de final, no dia 26 de junho.

As doze cidades-sede do torneio tinham até esta quarta-feira, 7 de abril, para enviar à Uefa um plano sobre as possibilidades de receber o público nas arquibancadas dos seus estádios.

O cenário apresentado pela KNVB à Uefa se baseia no pressuposto “realista” de que pelo menos 25% da capacidade do estádio para 55.000 espectadores podem ser ocupados.

Todos os espectadores que desejarem assistir aos jogos deverão, de acordo com o plano da KNVB, respeitar os protocolos de segurança e apresentar teste de covid-19 negativo.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A Federação Holandesa espera receber mais de 12.000 espectadores, mas também especificou que “se a pandemia piorar em junho, o número de espectadores poderá ser revisto para baixo”.

“Ainda não há garantias”, disse Gijs de Jong, diretor do torneio em Amsterdã, acrescentando que recebeu autorização do Ministério do Interior do seu país e da Câmara Municipal de Amsterdã para o plano elaborado e apresentado à Uefa.

No dia 27 de março, nas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022, a Holanda recebeu a Letônia (a quem derrotou por 2 a 0) em Amsterdã com 5 mil espectadores nas arquibancadas.

bnl/jr/dr/aam


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias